(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Medicina Diagnóstica

Audiometria

É um exame utilizado para avaliar a audição e a capacidade de interpretar sons. Na saúde ocupacional, este exame é uma obrigação legal para alguns tipos de atividades e tem a finalidade de avaliar a audição dos colaboradores que estão expostos aos ruídos no trabalho e visa detectar precocemente possíveis alterações auditivas, evitando o seu agravamento ou possíveis complicações trabalhistas.

Os objetivos principais da Audiometria para os trabalhadores são:

● Prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais;

● Diagnosticar precocemente os casos de perdas auditivas ocupacionais;

● Preservar a saúde dos trabalhadores.


Como é feito:

O exame deve ser aplicado por um Fonoaudiólogo. O paciente é colocado numa cabine isolada acusticamente, que tem um vidro onde pode-se manter o contato visual com o examinador. Quase todo o exame transcorre em silêncio, salvo as comunicações entre o paciente e o examinador. É colocado um fone de ouvido acoplado a um pequeno microfone, por onde o paciente ouvirá alguns sons ou até mesmo palavras e deverá responder de acordo com a orientação do Fonoaudiólogo, podendo utilizar-se de gestos ou fala. Além do fone, outra parte do exame consiste na colocação de um aparelho vibrador sobre osso ao lado do ouvido, que serve para avaliar um tipo de audição. O exame é simples e indolor. O tempo de duração varia de 20 a 40 minutos.

A escala de medida da audição é feita em decibéis (dB) e o teste normalmente varia entre zero e 120 dB (decibéis). Um indivíduo com a audição normal escuta até 25 dB (às vezes menos). Assim, de acordo com o nível de ruído percebido pelo paciente, define-se o grau de perda auditiva, podendo ser de leve a profunda.


Indicações:


● Avaliação de perda ou desconforto na audição;

● Avaliação de zumbidos, tonturas, vertigens;

● História familiar de surdez ou perda auditiva;

● Dificuldade escola;

● Dificuldade na fala;

● Traumas e infecções no ouvido, perfurações do tímpano;

● Exposição a ruídos na empresa.


Contraindicações:

Este exame não possui contraindicações.


Preparo:

● Recomenda-se uma boa noite de sono;

● Evite ambientes ruidosos cerca de 14 horas antes do procedimento (exemplos: sons de máquinas, festas e casas noturnas);

● Não é recomendado fazer o exame na vigência de infecção de ouvido ou na presença de rolha de cerume no canal auditivo.


Tempo de espera para o laudo: pronto no mesmo dia.


Contate o setor: (19) 3814.3416 | 99975.0269


Médico Responsável: Dr. Alexander Lima Balech | CRM-SP: 54653

Faça o seu Pré-Agendamento de Exames diretamente pelo site!
Excelência em Saúde.