(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Medicina Diagnóstica

Diagnóstico por Imagem Densitometria Óssea

Densitometria Óssea

O exame de Densitometria Óssea avalia a densidade mineral dos ossos, sendo extremamente útil para o diagnóstico da osteopenia e da osteoporose. Além disso, este exame também pode avaliar a massa óssea em crianças e adolescentes em algumas situações clínicas especiais.

O principal objetivo de uma Densitometria Óssea é fazer o diagnóstico precoce de possível diminuição da massa óssea (osteopenia) antes que evolua para osteoporose, que aumenta significativamente a chance de fraturas ósseas, sobretudo do fêmur e das vértebras. Dependendo do resultado do exame, pode-se fazer algumas intervenções como reposição hormonal, uso de Cálcio e Vitamina D para prevenir a evolução da osteopenia e suas futuras complicações.


Como é feito:

A Densitometria Óssea é realizada por um técnico treinado, é indolor e dura em torno de 15 minutos. O paciente deita-se na mesa de exame e o aparelho percorre a parte superior do corpo emitindo uma quantidade muita baixa de Raio X. Os dados gerados são transferidos para um computador, de onde serão feitas as análises da densidade dos ossos estudados.


Indicações:

● Mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, numa periodicidade de 1 a 2 anos;

● Mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos seguintes critérios: baixo peso, fratura prévia, uso de medicações que aumentam o risco de osteoporose, doenças que aumentam o risco de osteoporose, monitorar osteoporose já diagnosticada e monitorar tratamento;

● Para acompanhamento do crescimento de crianças e adolescentes.


Contraindicações:

● Mulheres grávidas;

● Em pessoas que tenham feito exame com contraste 10 a 14 dias antes;

● Pacientes que fizeram cirurgia ortopédica extensa ou colocação de próteses no fêmur ou coluna podem ter a avaliação limitada.


Preparo:

● Não é necessário jejum;

● Suspender o uso de medicamentos que contenham cálcio e complexos vitamínicos por 24 horas antes do exame;

● Não vir com roupas que tenham zíper e objetos metálicos.


Tempo de espera para o laudo: 5 dias úteis.


Contate o setor: (19) 3814.3402 | 99921.1023 | 99975.0035


Médico Responsável: Dr. Marcelo Galloro | CRM-SP: 72722

Faça o seu Pré-Agendamento de Exames diretamente pelo site!
Excelência em Saúde.