(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Medicina Diagnóstica

Neurofisiologia Potencial Evocado Somatossensitivo (PESS)

Potencial Evocado Somatossensitivo (PESS)

O PESS é um exame que avalia a integridade das vias sensitivas centrais medulares e encefálicas, ou seja, ele identifica as ondas elétricas geradas no sistema nervoso a partir de um estímulo elétrico ou tátil em determinado nervo ou na pele nos Membros Superiores ou Inferiores. Estas ondas podem ser formadas pelo nervo periférico estimulado, pela medula espinhal e pelo cérebro no córtex sensorial (parietal). O objetivo do exame é avaliar se estas ondas estão presentes e se estão surgindo no tempo certo (latências).


Como é feito:

Com o paciente deitado, faz-se um estímulo elétrico ou tátil através de um eletrodo colocado sobre a pele, preferencialmente, adjacente a um nervo pré-definido. A captação da resposta é feita por eletrodos metálicos que são colocadas sobre a pele em alguns pontos pré-definidos na coluna vertebral e na cabeça. Os eletrodos são fixados na pele com uma pasta adesiva que serve para aderência do eletrodo e para facilitar a transmissão dos sinais vindos do cérebro. Esta pasta é facilmente removida com os dedos e, às vezes, com um pouco de água. O exame apresenta um ligeiro incômodo no ponto de estimulação, mas é muito bem tolerado. A duração do exame pode variar de 30 a 90 minutos.


Indicações:

É um exame indicado para o diagnóstico de doenças desmielinizantes do sistema nervoso ou para incrementar o estudo do sistema nervoso central e periférico nos casos em que o exame de Ressonância Magnética ou a Eletroneuromiografia não sejam elucidativos.

Com o advento da Ressonância Magnética que consegue avaliar com melhor precisão as doenças da medula e do encéfalo, o PESS deixou de ser utilizado e sua indicação fica restrita apenas em casos duvidosos.


Contraindicações:

Este exame não apresenta contraindicação absoluta, mas alguns fatores podem interferir na conclusão, como a presença de uma Polineuropatia Sensitiva. Deve-se tomar alguns cuidados em pacientes portadores de marcapasso cardíaco. Feridas ou inchaços no local do exame podem limitar alguns estudos. Uso de curativos, talas ou gessos também podem limitar o estudo, às vezes, até inviabilizar o exame. Platinas, placas metálicas e próteses dentárias não interferem no exame.


Preparo:

● Manter as medicações de uso habitual;

● Vir ao hospital bem alimentado;

● Tome um banho antes do exame, se possível;

● Os cabelos precisam estar limpos e secos para realização do exame e não podem conter gel, creme, pomada ou qualquer outro produto;

● Não utilize cremes, pomadas, loções ou óleos em qualquer parte do corpo no dia do exame;

● Venha sempre com um calçado fechado para não sujar ou esfriar os pés;

● Nos dias frios, venha muito bem agasalhado;

● Não é necessária nenhuma roupa especial.


Tempo de espera para o laudo: no mesmo dia, ou em até 1 dia útil.


Contate o setor: (19) 3814.3417 / 3805.3979 / 3804.9015


Médico Responsável: Dr. Adilson Luciano Caleffi | CRM-SP: 110228

Faça o seu Pré-Agendamento de Exames diretamente pelo site!
Excelência em Saúde.