(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Setores

Medicina Hiperbárica

Medicina Hiperbárica

A Medicina Hiperbárica do Hospital 22 de Outubro oferece soluções em Oxigenoterapia Hiperbárica para os pacientes através de um serviço de qualidade e individualizado, com equipe técnica qualificada e atendimento humanizado, oferecendo conforto, tranquilidade e respeito aos pacientes e seus familiares.

O setor conta com recepção, sala das câmaras (com 04 câmaras hiperbáricas), sala de curativos e gerência, dispondo de equipe de enfermagem e médicos experientes e qualificados dentro das normativas da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, atendendo pacientes de toda a região da Baixa Mogiana e sul de Minas.

São oferecidos pelo setor o serviço de pré-avaliação a domicílio, onde o enfermeiro se dirige à residência do paciente, realizando uma avaliação inicial para posteriormente ser efetivado o agendamento da avaliação definitiva com o médico hiperbarista, que define a melhor opção de tratamento, com base nas informações obtidas e conduta adequada à situação de cada paciente. Além disso, contamos com o suporte de dois cirurgiões plásticos, para auxiliar e propor soluções em conjunto para oferecer um resultado final com melhor qualidade e resolutividade aos pacientes atendidos.

A Medicina Hiperbárica do Hospital 22 de Outubro presta serviço junto a prefeituras e o governo estadual, além de convênios, consórcios intermunicipais e através do atendimento particular.


Como é feito:

A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 02 a 03 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica, que é um equipamento médico fechado e resistente à pressão, com formato cilíndrico e construído de aço e acrílico e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro.

A Oxigenoterapia Hiperbárica provoca um aumento da quantidade de oxigênio transportada pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ambiente ao nível do mar. Nestas condições, o oxigênio produzirá uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de anomalias de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações, acelerando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas; potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções; ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.


Indicações:

● Úlceras de pele, diabéticas, de decúbitos, por vasculites autoimunes e deiscências de sutura;

● Retalhos ou enxertos comprometidos;

● Síndrome de Fournier;

● Vasculites agudas de etiologia alérgica, medicamentosa ou por toxinas biológicas (aracnídeos, ofídios e insetos);

● Gangrena gasosa;

● Isquemias traumáticas agudas: lesão por esmagamento, síndrome compartimental, reimplante de extremidades amputadas e outros;

● Osteomielite;

● Lesões por radiação;

● Anemia aguda na impossibilidade de transfusão sanguínea;

● Queimaduras térmicas ou elétricas;

● Embolia Gasosa;

● Embolia traumática pelo ar;

 ● Doença descompressiva.



Contate o setor: (19) 3814.3415 | 3552.3347 ou pelo email hiperbarica@hospital22deoutubro.com.br


Médico Responsável: Dr. Raji Rezek Ajub | CRM-SP: 25503

Faça o seu Pré-Agendamento de Exames diretamente pelo site!
Excelência em Saúde.