(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Social

Hospitalhaços

Hospitalhaços

Fundada em 1999 por Walkiria Camelo, A Hospitalhaços é uma Organização Não Governamental que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos exclusivamente ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde. Atualmente o projeto atende 24 hospitais em 15 municípios e mantém e administra 06 brinquedotecas.


Humanização Hospitalar

A essência da humanização hospitalar é fazer com que o paciente sinta-se em um ambiente mais confortável e receptivo ao tratamento. O processo teve início na década de 60, com participação fundamental do médico americano Hunter Adams, o “Patch Adams”, que propôs e executou modificações nas relações dentro dos hospitais através da máxima “Serventia do amor para todas as pessoas”. Em 1986 a figura do palhaço foi utilizada pela primeira vez em apresentações hospitalares por Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque. A iniciativa propiciou sensível melhora na receptividade ao tratamento médico.

Dentre os benefícios da prática, é possível notar evidências clínicas de melhora dos pacientes infanto-juvenis, pois ficam mais à vontade com o ambiente hospitalar e mais colaborativas com os profissionais de Saúde. Os familiares e acompanhantes também são impactados, ficando mais confiantes em relação à melhora das crianças e até passam a brincar mais com as elas. Também existem benefícios junto aos profissionais de Saúde, que passam a buscar novas formas de aproximação com as crianças e a reconhecê-las mais como crianças do que como pacientes, fato que também traz uma melhora no ambiente de trabalho, pois se sentem mais calmos e satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Isso sem falar que, para o humanizador voluntário toda a ação é extremamente gratificante. Além da satisfação ao ver se desenhar um sorriso, fica o sentimento de missão cumprida com êxito, visto que 95,7% dos profissionais de Saúde afirmam que as crianças pedem a volta dos palhaços.


O que fazemos e onde fazemos

A ONG Hospitalhaços atua exclusivamente dentro do ambiente hospitalar com a participação de Palhaços Humanitários voluntários, que são divididos em equipes. Para fazer parte das equipes de Palhaços é necessário se tornar um voluntário, passar pelo processo seletivo, fazer a formação e, somente depois disso tudo, que poderá começar a atuação nas equipes. É importante ressaltar que não é permitido visitar, acompanhar e nem fotografar a atuação das equipes dentro dos hospitais.

A ONG Hospitalhaços está presente em 15 cidades no estado de São Paulo (São Paulo, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Salto, Indaiatuba, Campinas, Hortolândia, Valinhos, Sumaré, Paulínia, Americana, Mogi Mirim e Mogi Guaçu) e em uma cidade em Pernambuco (Recife). Nessas cidades, atendemos em alguns hospitais tanto com atuação de equipes como com brinquedistas. Em Recife/PE, o projeto atua somente na Brinquedoteca.

Fotos: Kdu Oliver



Faça o seu Pré-Agendamento de Exames diretamente pelo site!
Excelência em Saúde.