(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Anemia - Sintomas, Diagnóstico e Prevenção.

Sintomas de anemia
 Os sintomas da anemia são inespecíficos, por isso às vezes podem ser confundidos com outras doenças. Veja algumas manifestações possíveis: 
- Cansaço generalizado; 
- Falta de apetite; 
- Queda de cabelo;
- Irritabilidade;
- Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas); 
- Tontura; 
- Falta de ar; 
- Coração acelerado; 
- Dor de cabeça, mãos e pés frios; 
- Dor no peito; 

Algumas pessoas com anemia leve podem até não apresentar qualquer sinal e descobrir a condição numa consulta de rotina. Quanto os níveis de hemoglobina ainda não estão muito baixos, sinais de cansaço e palpitação podem aparecer somente se a pessoa realiza algum esforço. Já nos casos mais intensos as manifestações aparecem mesmo em repouso.

Diagnóstico
A partir da conversa com o paciente, análise do histórico médico e familiar e exame físico, o médico deve solicitar um exame de sangue com realização de hemograma, que permite identificar a quantidade de glóbulos vermelhos e avaliar seu formato, o que já ajuda a estabelecer possíveis causas. Outros exames podem ser solicitados para determinar outras possíveis causas, como dosagem de ferro e vitamina B12, entre outros.

Como prevenir a anemia
Procure ter uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, leite, carnes e ovos. Veganos devem ter acompanhamento nutricional para evitar carências de ferro e vitamina B12. - Ao consumir fontes vegetais de ferro (como feijão e lentilha), consuma junto alguma fonte de vitamina C, como laranja, para otimizar a absorção do mineral. - Evite o excesso de álcool, que também pode levar à anemia. - Não exagere no consumo de medicamentos com ácido acetilsalicílico, que podem causar sangramentos gastrointestinais. - Mulheres com fluxos menstruais intensos devem ter acompanhamento médico periódico para monitorar os níveis de hemoglobina.

Caso queira ser um doador de sangue, acesse o link abaixo do hemocentro da unicamp e tire todas as suas dúvidas: