Hospital 22 de Outubro

hospital22deoutubro

COVID-19 não acabou: como se previnir

Em fevereiro, o Brasil completou um ano de pandemia de coronavírus, desde que o primeiro caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde, no dia 26 de fevereiro de 2020, um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que tinha viajado para a Itália. Em março de 2020, as coisas passaram a mudar ao nosso redor, o comércio fechou as suas portas, os restaurantes deixaram de servir os seus pratos, as escolas se refizeram, deixando os cadernos para darem espaços aos computadores e celulares.

A Covid-19 mudou e continua mudando os nossos hábitos, o cumprimento passou a ser um toque de mãos fechadas, o álcool gel se tornou companheiro do nosso dia a dia e a máscara se tornou um item tão importante, quanto qualquer outro do nosso vestuário.

Em um ano, o vírus evoluiu rápido no Brasil, fez com que as notícias de conhecidos e desconhecidos chegassem até nós cada vez mais e por isso é importante que os hábitos de preservação continue, para que cada vez menos pessoas se tornem vítimas da Covid-19.

O Hospital 22 de Outubro preparou uma série de recomendações:

USE MÁSCARA

O uso correto da máscara protege contra a Covid-19, mas para que a proteção ocorra, é preciso que a máscara esteja sendo utilizada de forma correta. Ela precisa estar cobrindo totalmente o nariz (não apenas as narinas) a boca e o queixo e não deve haver aberturas laterais. Existe um cuidado importante no momento de colocar e de retirar as máscaras, devendo sempre tocar somente nos elásticos das laterais. Sendo assim, a máscara não é para ficar no queixo e sim cobrindo o rosto completamente, desde o momento em que deixamos as nossas casas, até o momento de voltarmos.

A máscara também deve ser trocada. Se uma pessoa passa o dia todo fora, ela deve ter consigo uma máscara extra para trocar. A máscara de tecido deve ser substituída em até 3 horas de uso. Se durante o uso, a máscara ficar úmida, antes desse tempo, como, por exemplo, após tosse ou espirro, é necessário substituí-la por outra máscara. As máscaras descartáveis também devem ser substituídas sempre que estiverem úmidas.

Após tocar na máscara ou substituí-la, é necessário proceder à higienização das mãos. Quando sair de casa leve sempre uma sacola plástica para guardar as máscaras que forem substituídas.

Nos últimos meses, novos dados foram apresentados, a partir de um estudo feito pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). O estudo mostrou que ao usar 2 máscaras (uma de pano sobre uma de procedimento médico, como uma máscara cirúrgica azul descartável) pode melhorar a proteção contra a Covid-19.

LAVE BEM AS SUAS MÃOS

Desde pequenos, sabemos da importância de lavar as mãos em determinados horários. Esse hábito faz parte da nossa rotina, porém com a Covid- 19 ele foi reforçado, a fim de prevenir a transmissão. Os passos para a lavagem correta das mãos:

  1. retirar todos os acessórios, como anéis, relógios e pulseiras, antes de lavar as mãos;
  2. molhar as mãos com água corrente limpa, fechar a torneira e aplicar o sabão;
  3. ensaboar as mãos esfregando-as com o sabão. Ensaboar as palmas, as costas das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e os punhos;
  4. esfregar as mãos, por pelo menos 20 segundos;
  5. enxaguar bem as mãos em água corrente limpa;
  6. secar as mãos com uma toalha limpa ou secá-las ao ar. Com a mesma toalha, fechar a torneira.

Se água e sabão não estiverem disponíveis, usar um outro produto higienizador para as mãos, que contenha pelo menos 70% de álcool, mas certificar-se sobre a segurança do produto para esse uso. Cobrir todas as superfícies das mãos e esfregando-as, durante cerca de 20 segundos, até senti-las secas.

MANTENHA DISNTÂNCIA

Limitar o contato próximo entre pessoas infectadas e outras pessoas é importante para reduzir as chances de transmissão da Covid-19. Devem ser adotados procedimentos que permitam reduzir a interação entre as pessoas com objetivo de diminuir a velocidade de transmissão do vírus.

Trata-se de uma estratégia importante quando há indivíduos já infectados, mas ainda assintomáticos ou oligossintomáticos, que não sabem se são portadores da doença e não estão em isolamento.

Além disso, recomenda-se a manutenção de uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas, especialmente, daquelas com sintomas respiratórios e um grande número de pessoas (aglomerações) tanto ao ar livre, quanto em ambientes fechados.

Garantir uma boa ventilação em ambientes internos também é uma medida importante para prevenir a transmissão em ambientes coletivos. Lugares ou ambientes que favorecem a aglomeração de pessoas, devem ser evitados durante a pandemia.

PROTEJA SUA CASA

Ao voltar para casa, retirar os sapatos, entrar de meias ou descalço, uma dica é deixar um chinelo logo na entrada, para ser utilizado dentro da residência. Levar os sapatos para a lavanderia (limpá-los bem), ou deixar na entrada uma pequena sapateira, para colocar os calçados de uso frequente.

A fim de evitar a propagação do vírus causador da Covid 19, é bom retirar as roupas que foram utilizadas, no lado externo. Jogá-las em um cesto ou na máquina de lavar, assim como, as máscaras de tecido (devem ser lavadas todas as vezes que forem utilizadas). Para se relacionar com as pessoas da casa, tomar um banho, com foco constante na higienização das mãos com água, sabão ou álcool em gel.

Outro item que merece a atenção são as bolsas e as carteiras, que devem ser higienizadas, pois elas podem encostar em muitas superfícies. O indicado é higienizá-las com álcool 70%.

Ao entrar em casa, limpar a maçaneta e todo e qualquer objeto em que se tiver tocado, antes de lavar as mãos com água e sabão. O cuidado vale para o telefone celular, o controle remoto, as chaves, entre outros objetos.

LIMPE SUAS COMPRAS

É importante se lembrar de cuidar também dos produtos que compramos. Muitas vezes outras pessoas podem ter tocados neles, antes de termos comprado. Ao chegar em casa, ter cuidado da sua higienização, separar um local limpo, onde se possa limpar os itens comprados.

Embalagens que são utilizadas como proteção, como: caixa de pasta de dente, de doces, de produtos agrupados, podem ser jogados fora. Outras embalagens (latas, potes de plástico, vidros, garrafas, sacos plásticos) devem ser higienizados com álcool ou lavados com água e detergente. Depois, é só secar e guardar.

Outro item muito importante da nossa lista de compras e que deve ser higienizado, são as verduras, as frutas e os legumes, que ficam expostos nas prateleiras e que são consumidos muitas vezes com casca. Eles devem ser colocados sob água corrente e, posteriormente, em solução de hipoclorito de sódio, ou conforme as instruções da embalagem.

Compartilhe!