(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Hipertensão: que alimentos evitar?

A Hipertensão ou pressão alta é quando há um aumento da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. E quando a pressão sobe também aumenta o risco de infarto e outros problemas cardiovasculares. Para evitar o aumento da pressão arterial é importante saber o que comer e o que não comer.
Hoje trouxemos algumas dicas de alimentos que os hipertensos devem evitar:


1 - Sal: O sal é um dos alimentos que deve ficar de fora da alimentação de um hipertenso. Quanto menos sal você colocar na comida, melhor.


2 - Queijo Parmesão: O queijo parmesão é um dos tipos de queijo mais apreciados, até porque é dele que é feito o queijo ralado que costuma acompanhar massas, mas ele possui um teor de sódio muito elevado, que é exatamente o componente do sal que deve ser evitado. Por isso, o queijo parmesão também deve ser evitado.


3 - Molho Shoyu: O shoyu também tem muito sódio e não deve fazer parte da dieta de um hipertenso. Uma colher de shoyu tem sódio necessário para uma refeição inteira.


4 - Cafeína: A ingestão de cafeína em grande quantidade aumenta a pressão arterial. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, pode deixar a pressão alta por até três horas. A organização também afirma que não é preciso deixar de tomar café, o que não se deve é exagerar, ou seja, hipertensos devem tomar no máximo três xícaras de café por dia, o que deve sim ser evitada é a ingestão de cápsulas de cafeína.


Além desses alimentos, outros que contém uma quantidade muito grande de sódio também devem ser retirados da dieta de pessoas hipertensas. São eles: macarrão instantâneo, biscoito de polvilho, alimentos em conservas, etc. Outro ponto importante é evitar frituras e comidas muito gordurosas, pois a gordura pode se acumular no corpo e gerar placas que impedem a boa passagem do sangue. Com isso, a pressão aumenta.

Gostou dessa dica? Então inscreva-se aqui e receba dicas e notícias do Hospital 22 de Outubro.