(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Psiquiatria x Psicologia: entenda as diferenças

Muita gente ainda tem dúvidas sobre os profissionais de psicologia e psiquiatria, que são duas especialidades diferentes. Hoje viemos te ajudar a entender as diferenças entre eles. A partir de hoje você não terá mais dúvidas na hora de procurar uma dessas duas especialidades.


O psiquiatra é o profissional com formação acadêmica em medicina e especialização em psiquiatria, já o psicólogo tem formação em psicologia.


O tratamento com o médico psiquiatra é em casos de desordens mentais mais severas, como a esquizofrenia, transtornos de humor, dependência química, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade e ansiedade. O psiquiatra visa a redução dos sintomas e a melhora da qualidade de vida do paciente a curto e médio prazo, geralmente com a prescrição/redução de remédios.


O tratamento com o psicólogo é um pouco diferente, é indicado em casos de crises relacionadas aos ciclos da vida, como perda de emprego, dificuldade em relacionamentos, problemas no trabalho ou luto. Também é indicado procurar um psicólogo quando se busca melhorias geral de suas relações.


O psicólogo visa a compreensão das causas que levaram ao adoecimento mental, e não a redução imediata dos sintomas e por isso o tratamento com ele costuma demorar mais. A principal ferramenta de trabalho do psicólogo é a conversa e ele costuma usar a terapia, os laudos psicológicos, o atendimento psicossocial e o psicodiagnóstico, para dar um diagnóstico ao paciente. Diferente do psiquiatra, o psicólogo não pode receitar medicamentos.


Gostou? Agora você já sabe diferenciar um psiquiatra de um psicólogo, e caso você ou alguém tenha esses sintomas você já sabe em qual médico levar.


E se você precisar de um psicólogo ou psiquiatra não deixe de procurar o Hospital 22 de Outubro, temos diversos especialistas prontos para atender você e toda sua família. 


E para receber mais dicas como essa cadastre-se clicando aqui.