(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Veja 5 exames que você deve fazer depois dos 40 anos!

Com o tempo alguns exames passam a ser rotina em nossas vidas, todo mundo sabe da importância dos exames de rotina. Mas depois dos 40 anos de idade outros exames começam a fazer parte desses exames de rotina e se tornam ainda mais importantes para manter a saúde em dia. 


Por isso separamos para você 5 exames que devem se tornar regulares depois dos 40. 


1 - Papanicolau e Exame de próstata

O Papanicolau é um exame presente na vida das mulheres desde o início da vida sexual, é esse exame que identifica qualquer problema na região do útero. Porém, a partir dos 40 anos, os riscos de miomas e tumores na região do útero aumentam, fazendo com que o exame se torne ainda mais importante. 

Já o exame de próstata deve ser realizado a partir dos 40 anos de idade dos homens, principalmente se já existe algum histórico de câncer ou algum outro problema na próstata.

 

2 - Exames cardíacos

Os exames cardíacos, de pressão, de colesterol entre outros devem ser feitos regularmente. Com a chegada dos 40 anos é comum que o coração e outros órgãos fiquem mais frágeis, e o que contribui para isso é o sedentarismo e a alimentação pouco saudável. O histórico familiar de alguma doença ligada ao coração também é um fator importante.


3 - Exame de Pulmão 

Se você é fumante, ou já foi fumante ou tem histórico de problemas de pulmão na família é muito importante inserir na lista de check up os exames de pulmão. A partir desses exames qualquer problema pode ser identificado de forma rápida.


4 - Mamografia

A mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres a partir dos 40 anos. Esse exame vai ajudar a identificar qualquer sintoma ou anormalidade nas mamas de forma precoce. Também é importante que as mulheres realizem com frequência o exame de toque que pode ser feito em casa.


5 - Índice de Massa Corporal (IMC)

Após os 40 anos é comum sentir a desregulação dos hormônios, principalmente as mulheres por conta da menopausa. Considerando isso e também o aumento do sedentarismo, o IMC vai ajudar a controlar o índice de massa corporal, fazendo com que o médico consiga indicar uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

É importante lembrar que outros exames também devem fazer parte do check up sempre, independente de idade. São eles: hemograma, glicose, triglicerídeos, tireoide, entre outros. São esses exames que permitem a identificação de qualquer alteração e, assim, tratá-la no início.