(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Medicina Diagnóstica

Raio-X

O exame de Raio-X ou Radiografia consiste na aquisição de imagens dos órgãos e tecidos através da emissão de ondas eletromagnéticas denominadas Raios-X, que são transmitidas por um gerador sobre o corpo do paciente. Os raios-X atravessam as estruturas do corpo e chegam numa placa onde são captados e formarão a imagem. A quantidade de radiação que atravessa o organismo varia em cada órgão ou tecido. Quanto mais denso o local, mais clara será a imagem.

O Hospital 22 de outubro conta com 2 aparelhos de Raio-X digital, que forma as imagens no computador, podendo ser armazenadas e oferecendo mais conforto, rapidez e segurança ao paciente por necessitar de doses mínimas de radiação.


Como é feito:

O exame é realizado por um técnico treinado, é indolor e dura em torno de 5 a 10 minutos. O paciente será posicionado de forma diferente para cada região estudada, podendo ficar em pé em algumas situações e deitado em outras.


Indicações:

● Nas alterações ósseas e articulares: para diagnosticar fraturas, tumores, distúrbios do crescimento e postura, bem como osteoporose e algum mal posicionamento das articulações.

● Nas doenças do tórax: pode identificar pneumonias, tumores e algumas variações cardíacas.

● No abdome: para detectar alterações em vários órgãos como fígado, baço e intestinos, além de apontar corpos estranhos.

● Na odontologia: dentistas usualmente solicitam imagens para descobrir cáries, lesões na maxila ou mandíbula e observar as raízes dos dentes.


Contraindicações:

● Deve ser evitado em gestantes.


Preparo:

● Dieta leve e medicação laxante para Raio-X de abdome simples, coluna lombar, coluna lombo sacra, coluna dorso lombar e coluna para escoliose.


Tempo de espera para o laudo: 2 dias úteis.


Contate o setor: (19) 3814.3402 | 99921.1023 | 99975.0035


Médico Responsável: Dr. Marcelo Galloro | CRM-SP: 72722

Faça o seu Pré-Agendamento de Exames diretamente pelo site!
Excelência em Saúde.