(19) 3814-3400 (Recepção)
(19) 3814-3400 (Recepção)

Medicina Diagnóstica

Endoscopia Digestiva Colonoscopia

Colonoscopia

A Colonoscopia é um procedimento que possibilita a visualização do intestino grosso (cólon) e o reto. A Colonoscopia é muito útil no diagnóstico de diversas doenças destes órgãos e também pode ser utilizada para diversos procedimentos, como a retirada de pólipos.


Como é feito:

O paciente que vai ser submetido à Colonoscopia recebe um sedativo endovenoso para dormir durante o procedimento. O Colonoscópio é um tubo flexível com uma câmera na extremidade. O equipamento é introduzido via anal e progride suavemente pelo reto e por todas as porções do intestino grosso. À medida que for introduzindo o aparelho, o médico consegue visualizar o órgão através de imagem em vídeo.

Com o aparelho no sistema digestório, o médico pode analisar visualmente as estruturas e realizar os procedimentos necessários, tanto para diagnóstico (biópsia, por exemplo) como para tratamento (retirada de pólipo, por exemplo).

Ao término do procedimento, encerra-se a sedação e o paciente deverá permanecer em observação no hospital por algumas horas.

É um procedimento indolor e dura de 30 a 40 minutos.


Indicações:

● Suspeita de doenças no cólon ou reto, mediante alguns desses sinais e sintomas: dor abdominal atípica, perda de sangue vivo nas fezes, anemias de origem indeterminada, alterações do hábito intestinal, constipação ou diarreia crônica;

● Rastreio do câncer do cólon e reto, sendo recomendado realizar uma Colonoscopia a cada 10 anos após os 50 anos de idade.


Contraindicações:

● Não há contraindicação absoluta, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados dependendo das condições do paciente. Neste caso, tais  precauções serão informadas pelo médico.


Preparo:

● No dia anterior ao exame, realizar uma dieta líquida com medicamentos diuréticos e laxantes;

● Vir com acompanhante maior de 18 anos;

● Não vir ao hospital com as unhas pintadas de cor escura;

● Não vir ao hospital dirigindo qualquer tipo de veículo automotor, nem ser passageiro em moto.


Cuidados após o procedimento:

● Permaneça em repouso relativo no dia do exame;

● Sonolência, desatenção e tontura podem ocorrer como consequência da sedação, mas que também desaparecem em algumas horas;

● O paciente pode alimentar-se normalmente após recuperar-se da sedação.


Tempo de espera para o laudo: de 2 a 3 dias úteis (sem biópsia) / de 7 a 10 dias úteis (quando necessário biópsia).


Contate o setor: (19) 3814.3405 | 99972.9743


Médico Responsável: Dr. Carlos Eduardo Gzvitauski | CRM-SP: 60265

Faça o seu Pré-Agendamento de Exames diretamente pelo site!
Excelência em Saúde.