Hospital 22 de Outubro

hospital22deoutubro

Medicina Diagnóstica

Oftalmologia > Angiofluoresceinografia (Angiografia)

Angiofluoresceinografia (Angiografia)

Exame que avalia o fluxo dos vasos da retina através de fotografias do fundo do olho. Ele auxilia na identificação e no diagnóstico de lesões ou anomalias presentes na retina.

Como é feito:

Inicialmente, as pupilas são dilatadas através de um colírio. Em seguida, é injetado um contraste especial (fluoresceína sódica), geralmente na mão ou antebraço. São realizadas fotografias do fundo de olho, que com a passagem do contraste permite a observação detalhada dos vasos sanguíneos.

Indicações:

Este exame é indicado para acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, deformações e alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares, trombose, e para quem sofre de DRMI (degeneração macular relacionada à idade)

Contraindicações:

Para a realização deste exame é necessário uma injeção endovenosa de contraste de fluoresceína, podendo com isso ocorrer alguns sintomas caso tenha reação adversa a fluoresceína sódica.

Preparo:

É obrigatória a presença de acompanhante, pois será realizada dilatação da pupila e infusão de contraste. Jejum não obrigatório, podendo ser feita uma refeição leve antes do exame. O exame dura aproximadamente 1h30, que vai desde o preparo com o uso de colírio para dilatar a pupila até o período para realização do exame.

Tempo de espera para o laudo: 5 dias úteis.

Contate o setor: (19) 3814.3404 Whatsapp (19) 99975.0603

Médico Responsável: Dra. Cláudia Assis Lima | CRM-SP: 57597