Hospital 22 de Outubro

hospital22deoutubro

Medicina Diagnóstica

Oftalmologia > Tomografia de Coerência Óptica (OCT) para Retina e Nervo Óptico

Tomografia de Coerência Óptica (OCT) para Retina e Nervo Óptico

Analisa detalhes anatômicos da retina e do nervo óptico, sendo capaz de diagnosticar com alta precisão doenças de retina, do vítreo e do nervo óptico. É possível obter medidas precisas da espessura da retina e diagnosticar doenças que não são visíveis em outros exames, como doenças degenerativas da mácula. É uma excelente alternativa a pacientes que não podem se submeter a exames com uso de contraste endovenoso.

Como é feito:

O paciente deve retirar a lente de contato, caso utilize. É feita a dilatação da pupila com o uso de colírios e o paciente é posicionado sentado em frente ao aparelho.

Então, o aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho (não causa desconforto), que capta as imagens em corte das estruturas oculares.O tempo para a realização de todo o exame nos dois olhos é de aproximadamente 15 minutos. O paciente deve ficar o mais tranquilo e imóvel possível durante sua realização para que a obtenção de imagens seja excelente.

Indicações:

  • Para diagnostico e acompanhamento da degeneração macular relacionada a idade (DMRI), coriorretinopatia serosa central, buraco macular, edema macular, membrana epirretiniana, uveítes e tração vítreo-macular e retinopatia diabética;
  • Análise de progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.

Contraindicações:

Não há contraindicações.

Preparo:

  • Não é necessário jejum;
  • É obrigatória a presença de acompanhantes devido à dilatação da pupila.

Tempo de espera para o laudo: 5 dias úteis.

Contate o setor: (19) 3814.3404

Médico Responsável: Dra. Cláudia Assis Lima | CRM-SP: 57597