Hospital 22 de Outubro

hospital22deoutubro

Entenda seu resultado do teste covid-19

Com o aumento no número de casos de Covid-19, surgiram muitas dúvidas ao ler o resultado do teste. Por isso, além de cuidados básicos é preciso ter muita atenção para interpretar as informações.

O Laboratório 22 de Outubro realiza dois diferentes testes: o teste de Antígeno e o RT-PCR.

Teste de antígeno é muito útil para rastrear a cadeia de transmissão do vírus, possíveis resultados:

Resultado: Não Reagente

O resultado indica que não foi detectada a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2, na amostra de secreção de nasofaringe analisada. No entanto, falsos-negativos são possíveis, principalmente, se a amostra foi coletada em uma fase precoce ou tardia da infecção.

Resultado: Reagente

O resultado indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2, na amostra de secreção de nasofaringe analisada. Sugere-se infecção pelo coronavírus.

Resultado: Inconclusivo

Ocasionados por quantidade de material genético presente na amostra, não permitiu excluir a presença de SARS-CoV-2, pois é comum esse resultado estar associado a quantidades muito pequenas de vírus, ou seja, logo após os sintomas ou na fase de cura da doença, mesmo em assintomáticos.

Os intervalos de referência representam dados estatísticos coletados e não a classificação do indivíduo como doente ou saudável.

Exame RT-PCR é uma técnica de alta especificidade e sensibilidade e detecta o vírus, antes mesmo de ele começar a se multiplicar:

Resultado: Não Detectável

Indica ausência de infecção. No entanto, falsos-negativos são possíveis, principalmente, se a amostra foi coletada em uma fase precoce ou tardia da infecção.

Resultado: Detectável

Segundo o Ministério da Saúde, casos com RT-PCR positivo não necessitam investigação diagnóstica complementar. Esses casos são tratados como quadros positivos de Covid-19.

A interpretação de qualquer resultado laboratorial para pesquisa de infecção pelo COVID-19 requer correlação de dados clínico-epidemiológicos, devendo ser realizada apenas pelo(a) médico(a).

Compartilhe!